Deputado Gondim pede a volta do campeonato de bandas e fanfarras do Estado de São Paulo

O deputado Luiz Carlos Gondim (Solidariedade), esteve em audiência, na tarde do dia 26.10, com o secretário da Casa Civil, Samuel Moreira, acompanhado do presidente da AFABAN (Associação de Fanfarras e Bandas da Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira), Luiz Carlos Ferreira de Araújo, e do vereador eleito de Cubatão Wilson Pio, do município de Cubatão, para tratar da Lei dos campeonatos de bandas e fanfarras do Estado de São Paulo.

O Campeonato Estadual e Interestadual de Bandas e Fanfarras está parado e segundo a Lei 7.992/1992, promulgada pelo Governador Geraldo Alckmin, o campeonato deveria ser realizado anualmente pela Secretaria de Turismo do estado, que também é a responsável pelo calendário. O secretário informou que irá estudar detalhadamente a Lei para verificar o que pode ser feito para que a realização desses campeonatos volte a acontecer.

O objetivo da Lei é aproximar os jovens da música e dos instrumentos musicais, despertando-lhes o espírito cívico e de fraternidade, bem como às suas comunidades, proporcionando-lhes oportunidade de se congraçarem através da competição sadia.

Na Lei também consta que poderão participar do campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras todas as corporações musicais que estejam ou venham a ser cadastradas na Secretaria de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo, sejam direta ou indiretamente ligadas à rede oficial ou particular de ensino, prefeituras municipais ou entidades.

O deputado que é idealizar da Frente Parlamentar em apoio as Bandas e Fanfarras no Estado de São Paulo, ressaltou a importância de expor as agremiações e estimular a essa prática cultural. “Com a volta da realização do campeonato será possível manter o sonho desses profissionais e aprimorar seus conhecimentos. A cultura é essencial, é vital para manter a chama acesa destes profissionais”, argumentou Gondim.

Deixe uma resposta