Audiência Pública sobre políticas públicas aos portadores de Transtornos de Espectro Autista

Na tarde da próxima segunda-feira, 02/04, o deputado Luiz Carlos Gondim realizará uma audiência pública para debater políticas públicas aos portadores de Transtornos de Espectro Autista (TEA). O encontro será no Auditório Paulo Kobayashi, na Assembleia Legislativa de São Paulo, às 15 horas.

O TEA engloba diferentes síndromes marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico com três características fundamentais, que podem manifestar-se em conjunto ou isoladamente. São elas: dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos, dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

O parlamentar reforça a importância de discutir o assunto e melhorar as condições dos portadores do TEA. “Pretendemos compartilhar estas informações de forma que possam ajudar num primeiro momento a família, professores e profissionais que lidam com o assunto”.

“É, por exemplo, de direito do autista estudar em escolas regulares, desde a Educação Básica até o Ensino Profissionalizante. Caso seja necessário, é possível ainda pedir um mediador, ou seja, um acompanhante especializado. Os pais tem direitos e precisam desse respaldo”, destaca Gondim.

Para tratar do assunto estarão presentes no evento a Dra. Saada Ellovitch (médica neuro pediatra), Dra. Fernanda T. Orsati (Psicóloga), Dra. Sandra Lúcia Garcia Massud (promotora pública), Danielle R. Percionoto, Lucelmo Lacerda (professor), Andrea Werner (jornalista e escritora), Fernando Pavone (músico), dentre outros.

 

Deixe uma resposta