Deputado Gondim participa da abertura do Akimatsuri em Mogi

O deputado Luiz Carlos Gondim Teixeira (PTB) participou neste sábado, dia 7 de abril, da abertura oficial da Festa do  Akimatsuri, um dos festivais mais tradicionais da colônia japonesa realizada dentro do Estado de São Paulo, que neste ano chega a sua 33ª edição.

 

“É com muito orgulho que podemos constatar A evolução desta festa, que cresce e se profissionaliza a cada ano, sem perder a sua essência”, disse o deputado ao lembrar que neste ano o tema do festival foi baseado na palavra “Omotenashi”, em português significa “Hospitalidade”, sensação que os organizadores querem transmitir aos visitantes da festa.

A modernização do evento, que teve uma grande evolução nos últimos anos, na opinião do deputado, significa que o Akimatsuri reflete as mudanças socioeconômicas e evolui com as novas gerações que representam a comunidade nikkei, mas não perde de vista as raízes.

Além de manter as tradições da colônia, Gondim observa que o objetivo do evento é o de resgatar e divulgar da cultura japonesa, manter vivo os costumes, crenças, além de incentivar as manifestações artísticas e culturais desse povo que tanto contribuiu com o nosso município.

Outra importante tarefa atribuída ao Festival de Outono – Akimatsuri é a divulgação da atividade agrícola, fundamental para a economia da região.

“Os organizadores todos os anos capricham na montagem do Pavilhão Agrícola, onde agricultores de diferentes tipos de cultura expõem seus produtos de uma maneira diferenciada”, avalia o parlamentar.

A cada ano é uma surpresa com a exposição de flores, frutas, hortaliças, verduras e ovos, que se transformam em artigos de decoração, destacando-se pela criatividade e originalidade.

Se o Pavilhão Agrícola encanta os olhos dos nossos visitantes, a Praça de Alimentação chama atenção pela diversidade nos pratos, com iguarias típicas japonesas. Os pratos, em sua grande maioria, são comercializados pelas associações membros do Bunkyo que aproveitam a oportunidade para reverterem renda para suas atividades internas.

Para esta edição são esperadas cerca de 90 mil pessoas. Os visitantes poderão conferir estandes de expositores de serviços, shows, entre outras atrações. “O Festival de Outono também se transformou em um grande Centro de Negócios, ideal para empresários que querem expor seus produtos ou marca e divulgar suas marcas para um grande público”, comenta Gondim.

Ele explica ainda que a grandeza e o sucesso desse evento tão importante para a colônia fez com que ele apresentasse um projeto de lei na Assembleia, que permitiu inclusão do Akimatsuri no calendário oficial do Estado de São Paulo.

“Como deputado, sempre procuro ajudar de alguma forma a organização, com apresentação de emendas e busca de incentivos para a sua realização. Essa parceria acontece todos os anos, porque é uma forma de valorizar essa festa que contribui para mostrar o que temos de melhor na nossa agricultura, divulga o nome da Cidade e ajuda a fomentar o nosso turismo, outra atividade fundamental para alavancar a nossa economia”, declara.

Deixe uma resposta