Projeto de Lei que cria o Dia do Shriners no Estado de São Paulo

O deputado Luiz Carlos Gondim (PTB) apresentou na Assembleia Legislativa, projeto de Lei que institui o Dia do Shriners no Estado de São Paulo, no dia 06 de junho, por se tratar de uma data significativa para os Shriners, quando se comemora o “Dia Internacional do Shriners”, por marcar o aniversário da fundação do Conselho Imperial da Shriners Internacional, órgão máximo de administração da entidade, criado em 1876 e comemorado pelos Shriners de todo o mundo como “Dia Internacional dos Shriners”.

O Shriners International é uma fraternidade baseada em diversão, companheirismo e nos princípios maçônicos de amor fraterno, auxílio e verdade. Com cerca de 375.000 membros em 198 templos (divisões) nos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, México, Filipinas, Porto Rico, Panamá, Brasil e Bolívia, nossa fraternidade é aberta a homens de integridade de todas as esferas da vida.

O Shriners International também apóia os Hospitais Shriners para Crianças®, um sistema de saúde com 22 hospitais pediátricos dedicados a fornecer cuidados médicos, pesquisa de excelência mundial e oportunidades educacionais para os profissionais médicos.

Esse empreendimento filantrópico, através de hospitais em todos os EUA, Canadá e México, trata crianças de até os 18 anos de idade que tenham enfermidades ortopédicas, queimaduras, lesões medulares, e lábio leporino e fissura palatina. Os cuidados avançados são fornecidos em um ambiente centrado na família, focado em maximizar a qualidade de vida da criança, independentemente da capacidade financeira da família.

Os Shriners possuem valores como, fraternidade, família, liderança, retribuição e também é reconhecido pela filantropia, levada a sério desde o inicio da sua criação.

O primeiro hospital foi criado em junho de 1920 onde foi colocada a pedra fundamental do primeiro dos Hospitais Shriners para Crianças em Shreveport, Louisiana. O primeiro paciente a ser atendida em 1922 foi uma menina com um pé torto, que tinha aprendido a andar com a parte de cima do seu pé em vez de com a sola.

Através da previdência notável, comprometimento e habilidade em arrecadar fundos para os Shriners, mais de um milhão de criança foram tratadas em um dos 22 Hospitais Shriners para Crianças® nos Estados Unidos, Canadá e México até hoje.

Os Hospitais Shriners para Crianças são fortes em pesquisas e conduz pesquisas clínicas em todas as áreas de interesse, incluindo enfermidades ortopédicas, queimaduras, tratamento de lesão medular, lábio leporino e fissura palatina. Estes estudos clínicos constantes são possíveis em grande parte porque esses hospitais têm a vantagem de ter uma grande população de crianças que apresentam uma variedade de enfermidades. Em muitos casos, o que é aprendido nessas pesquisas pode ser aplicado e compartilhado imediatamente, assim os tratamentos vêm sendo constantemente melhorados.

Com relação à educação os Hospitais Shriners para Crianças® é uma sumidade, sem exceção, em atendimento ortopédico pediátrico. Praticamente todos os especialistas em ortopedia pediátrica nos Estados Unidos fizeram estágio durante a sua formação em um dos Hospitais Shriners para Crianças.

Cada um dos hospitais mantém uma relação estreita com um grande centro médico universitário ou hospital, e muitos dos cirurgiões e médicos são também professores.

Os Hospitais Shriners para Crianças são também um campo de treinamento para outros profissionais médicos, como enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais entre outros. Este foco na educação ajuda a manter os Hospitais Shriners para Crianças® na linha de frente da medicina e ao mesmo tempo dissemina a riqueza de informações aprendidas aqui ao longo dos anos.

No estado de São Paulo foi fundado inicialmente um Clube Shriners em 2009, o qual obteve em 2010 a sua Carta Patente junto ao Almas Shriners Temple de Washington D.C. – EUA.

Com o crescimento do número de seus membros, em 11 de julho de 2017, o Clube se transformou em Templo autônomo, o Amal Shriners Temple, e recebeu a Carta Constitutiva de reconhecimento pelo Shriners Internacional em sua convenção anual, em julho de 2017 na cidade de Daytona Beach, Flórida.

O trabalho dos Shriners se desenvolve através de diversos projetos destacando-se o apoio às ações da AACD de São José do Rio Preto, Casa Shriner, APAE da Praia Grande, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Santa Casa de Misericórdia de Mogi Mirim, Casa da Criança de Santa Barbara D’Oeste entre outras.

Atendem 05 crianças, através de cirurgias diversas, inclusive enviando para tratamento totalmente gratuito nos EUA.

Atualmente, encontra-se em fase de implantação o Projeto dos “Palhaços Shriners” junto com a ISCA (International Shriners Clown Association), os verdadeiros precursores dos palhaços-médicos nos Estados Unidos (fundado em 1925) e fonte de inspiração para Path Adams e Doutores da Alegria.

Deixe uma resposta