Recursos para Festa do Divino Espírito Santo de São Luiz do Paraitinga

O deputado Luiz Carlos Gondim (PTB) esteve na Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) em audiência com o diretor de Sistemas Regionais, Luiz Paulo de Almeida Neto, para verificar a possibilidade empresa apoiar a Festa do Divino Espírito Santo de São Luiz do Paraitinga, que em 2018 acontecerá de 11 a 20 de maio.

Na reunião o parlamentar destacou a tradição da festa, que conta com muitos elementos típicos da cultura popular, destacadamente a constituição de uma fortalecida identidade local, a presença da oralidade e uma memória pautada em padrões coletivos e elementos altamente simbólicos e agregadores.

“A Festa do Divino é um momento de muita devoção, cuja relação das pessoas direto com o sagrado é marcante. Possui manifestações dita “profanas” que são marcantes como a distribuição de alimentos – destaque ao afogado, um tradicional cozido de carne com batatas –, danças folclóricas, leilões, bingos entre outros. Esta manifestação como um todo é considerada uma das mais tradicionais do país”, ressaltou Gondim.

O deputado esteve acompanhado na audiência da festeira Raquel Santos Gouveia e do festeiro Paulo T. da Silva, responsáveis pela realização do evento neste ano.

Deixe uma resposta