Viaduto na SP-326, em Barretos terá nome de José Sebastião Domingos (Zequinha)

José Sebastião Domingos (Zequinha), foi homenageado na Assembleia Legislativa de São Paulo e seu nome foi aprovado para denominar o viaduto localizado no km 428, da rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326), em Barretos. A Lei é de autoria do deputado Luiz Carlos Gondim (Solidariedade) e, foi sancionada pelo Governador Geraldo Alckmin no dia 21 de dezembro.

Gondim enfatizou a trajetória do saudoso “Zequinha”, que faleceu em outubro de 2015, com 86 anos, casado e deixando esposa e os filhos Antonio Neto, Ana Rosa e Dr. André Domingos Machado. Para o deputado Gondim, é uma justa homenagem aquele que foi um grande cidadão, que adotou Barretos como sua cidade.

Foi o fundador da Maior Festa do Brasil e fonte de grande receita ao município de Barretos e região. Ele nasceu na cidade mineira de Uberaba, seus pais eram agricultores, buscaram na região de Barretos, proximidade do Rio Velho, caminho da cidade de Colômbia. Passou sua infância e estudos escolares em Barretos, homem de visão na economia, agronegócio e grandes investimentos na cidade e região. Montou uma indústria de Chapéus de todos os modelos para a época década 60.

Na busca e novos horizonte comerciais, Zequinha começou a  importar do Panamá a matéria prima para confeccionar chapéus para um público diferenciado. Além de empresário, Zequinha tomou gosto pela política, como sua propriedade rural próxima à divisa de Minas Gerais, suas atividades comerciais da Fazenda se realizavam na cidade de Planura (MG), os amigos locais solicitaram ser o primeiro Prefeito Municipal da cidade de Planura, de intendente passou a ser prefeito de fato.

Como prefeito buscou progresso para região, juntamente com o lideres políticos de Belo Horizonte, dentre eles Tancredo Neves, Juscelino Kubitschek de Oliveira, a Usina de Furnas na cidade de Colômbia teve uma participação da escolha do local juntamente com os dirigentes de Furnas Centrais Elétricas.

Na década de 50 juntamente com outros amigos solteiros e independentes financeiramente Fundaram o clube Os Independentes, com a finalidade de efetuar uma festa com tradições sertaneja e com a receita ajudar entidades de nossa comunidade o que ocorre até nos dias de hoje.

O local onde esta o Parque do Peão, foi Zequinha quem comprou uma pequena gleba de terra, solicitou uma orientação de outro homem brilhante de nossa comunidade Sr. João Monteiro de Barros Filho, fundador da Rede Vida de Televisão. Recebeu grandes incentivos do amigo. Zequinha continuou com sua ideia de mudar pois o Recinto Paulo de Lima Correa no centro da cidade de Barretos estava tornando pequeno pela explosão do Rodeio tornar também uma paixão nacional como o futebol, visto que no rodeio a cada 8 segundos uma nova emoção.

Deixe uma resposta