Sobre Luiz Carlos Gondim

Filho de Antônio dos Santos Teixeira (in memorian) e Iracilda Gondim Teixeira (in memorian) é casado com Jane Hallage Gondim, tem três filhos e uma neta.

Mudou-se para Mogi das Cruzes em 1969 para realizar um grande sonho: ser médico. Formou-se pela Universidade de Mogi das Cruzes em 1974. Fez pós-graduação na Universidade de Buenos Aires, na Argentina, tendo sido, ainda, professor voluntário do Hospital das Clínicas em São Paulo, no ano de 1982.

Exerce a Medicina até hoje, atuando nas áreas de Ginecologia e Andrologia. É especialista em Esterilidade Conjugal.

Como médico, realiza há 30 anos campanhas educativas de planejamento familiar, prevenção à Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis e às drogas, através de palestras em escolas estaduais, municipais, particulares, indústrias, igrejas e associações de bairro.

Optou pelo ingresso na vida política para ampliar seu atendimento à população, notadamente aos mais carentes, elegendo-se vereador de Mogi das Cruzes, em 1988, tendo sido reeleito para o cargo em 1992 e 1996.

Elegeu-se deputado estadual em 1998, com 13.327 votos. Em 2002, foi reeleito com mais de 57 mil votos. Na eleição de 2006, Gondim recebeu mais de 71 mil votos. Em 2010, se reelegeu para o quarto mandato consecutivo com 104.663 votos provenientes de 439 municípios do Estado. Hoje é o líder do Solidariedade na Assembleia Legislativa, partido que integra a base aliada do Governo de Geraldo Alckmin.

Gondim é autor de 68 leis no Estado, destacam-se:

– Lei n° 12.552 que prevê a presença de um medico geriatra nos Centros de Referência do Idoso;

– Lei n° 10.761 que proíbe a utilização de alimentos transgênicos na merenda fornecida aos alunos dos estabelecimentos de ensino oficiais do Estado de São Paulo;

– Lei n° 12.300 que determina a correta destinação do lixo doméstico e industrial;

– Lei n° 12.146 que institui o Projeto Mãe Cidadã que proporciona às gestantes um melhor pré-natal, prevenindo a mortalidade infantil. Além de conscientizar sobre a importância do aleitamento materno.

Na Assembléia Legislativa tramitam centenas de propostas de sua autoria, entre projetos de lei; indicações, requerimentos, moções entre outros, dentre os quais destacam-se alguns projetos de lei em fase final de análise e votação, como o projeto que propõe a redução na alíquota do IPVA para veículos flex, de 4% para 3%. Outro projeto amplia o parcelamento das parcelas do IPVA de 3 para 6 abrangendo todos os veículos.

Na área da habitação, uma grande conquista para os municípios com até 50 mil habitantes. Gondim conseguiu a redução da contrapartida obrigatória dos municípios em convênios com a CDHU, beneficiando mais de 80% das cidades do Estado.

Pensando no meio ambiente, Gondim apresentou um Projeto de Lei criando mecanismos para facilitar a coleta, armazenamento e destinação final de pilhas e baterias usadas. Segundo dados recentes, 800 milhões de pilhas são descartadas anualmente em todo Brasil, contaminando o solo e, conseqüentemente, nossos rios e córregos.

O Projeto Selo Verde de sua autoria foi bem recebido pela Casa Civil do Governo de São Paulo e pela Secretaria de Meio Ambiente, e daí surgiu o projeto Município Verde, que concede benefícios para os municípios que desenvolvem políticas de preservação ambiental.